terça-feira, 20 de julho de 2010

Secretárias, fundamentais para o ótimo andamento em seu consultório.

As secretárias são  profissionais de extrema importância para fazer um consultório funcionar. Alem de ser responsável pela agenda do profissional de saúde e por organizar e manter o ambiente de trabalho, uma secretária profissional também deve surpreender e encantar seus pacientes.

Uma secretária competente precisa manter uma relação de respeito, responsabilidade e companheirismo com o doutor. Alem disso, deve ter a famosa "inteligência emocional " para poder atender bem os pacientes, -os fáceis e também os mais temperamentais, sempre com muito jogo de cintura e muita educação!

Ser um filtro, barrando pequenos problemas e resolvendo ações corriqueiras do consultório, enquanto o profissional de saúde estiver em atendimento ao seu paciente, é sem dúvida uma grande qualidade.

A formação em Secretariado é regulamentada desde 1985 e o profissional de saúde deve incentivar essa qualificação para sua secretária, através de cursos técnicos, tecnólogos ou de graduações de curso superior. Sem dúvida, esta iniciativa, alem de prepará-la para resolver pequenos conflitos internos no ambiente de trabalho, promove a auto estima e uma auto estima elevada de qualquer integrante de sua equipe, corresponde há benefícios para todos mas principalmente para seus clientes e isto sim é fundamental.
Alem dos cursos profissionalizantes, há o treinamento, que é fundamental para dar apoio no início e manter a secretária motivada e voltada para os valores que o profissional  de saúde deseja manter em seu consultório.

Algumas das características de uma secretária eficiênte:

Conhecimento de suas funções;

Atenção a TUDO o que acontece no consultório;

Organização e limpeza do ambiente;

Relação carismática com o profissional de saúde e o paciente;

Interesse em aprender  novos conceitos e capacidade em aplicar;

Ser simpática e educada;

Atender o telefone com dedicação e eficiência;

Saber responder aos e-mails de forma cordial e objetiva;

Vestir a "camisa" do consultório.

E para finalizar uma dica valiosa, é que a secretária se coloque no lugar do paciente e o atenda como gostaria que fosse atendida.


Abraços,