Notícias sobre Saúde

Governo lança site para quem quer participar de pesquisas médicas com humanos



17/12/2010

O Ministério da Saúde lançou ontem (16) uma página na internet que permite acesso a informações sobre pesquisas clínicas com seres humanos em andamento no país. É o primeiro cadastro nacional de acesso público com dados desse tipo.


Pelo site, chamado Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (Rbec), será possível recrutar voluntários interessados em participar dos testes de novos tratamentos e remédios. Até agora, as pesquisas com seres humanos feitas no Brasil eram registradas em cadastros estrangeiros, em geral em língua inglesa, o que dificultava o acesso da população e, também, a divulgação em revistas científicas. O site do ministério é trilíngue (português, espanhol e inglês) e também permite o registro de pesquisas estrangeiras.

A iniciativa é uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A expectativa é registrar 200 estudos por ano. O endereço do site é http://www.ensaiosclinicos.gov.br/



Ministério da Saúde

 


Anvisa suspende e interdita seis produtos




14/12/2010




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na segunda-feira (13) medidas de interdição cautelar e de suspensão, em todo País, da distribuição, fabricação e uso de diversos produtos irregulares.


A interdição cautelar vale pelo período de 90 dias após a data de publicação no Diário Oficial. Segundo comunicado da Anvisa, durante esse tempo, o produto interditado não deve ser consumido e nem comercializado. Suspensão é definitiva e tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial da União. A orientação do órgão é de as pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o uso.

Confira os nomes dos produtos na tabela abaixo:

Medida


Produto


Empresa
Empresa Fysioterm Equipamentos Eletrônicos LTDA, localizada na Rua da Luz, 10, Jardim Morumbi, Cambé/PR.






Motivo






Suspensão RE 5.782


Todos os produtos sob vigilância sanitária.


Empresa Fysioterm Equipamentos Eletrônicos LTDA, localizada na Rua da Luz, 10, Jardim Morumbi, Cambé/PR. Não possui autorização de funcionamento e seus produtos não possuem registro junto a Anvisa.



_________________________________________________________________ 


Suspensão RE Nº 5.783


Lote 0535 ABR10 do medicamento Bisolvon Xarope Pediátrico.


Empresa Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica, localizada na Av. das Nações Unidas, 14.171, Torre Marble, 17º e 18º andares, Vila Gertrudes, São Paulo/SP.


Apresentou erro de informação na embalagem secundária, que contém a frase "Sem corante", quando o produto possui o corante vermelho Ponceau 4R.


_______________________________________________________

Interdição cautelar RE Nº 5.784


Lote 09277 do medicamento Resodic 50mg (Diclofenaco Sódico), comprimido.


Empresa Laboratório Farmacêutico Vitamed LTDA, localizada na Rua Flávio Francisco Bellini, 459, Caxias do Sul/RJ.


Apresentou resultado insatisfatório na análise de rotulagem e no ensaio de dissolução.


_______________________________________________________



Suspensão RE Nº 5.785


Lote 98828 do produto Neosoro Infantil.


Empresa Laboratório Neo Química Comércio e Indústria LTDA, localizada na VPR 1, Quadra 02-A, Módulo 4-A, Daia, Anápolis/GO.


Apresentou resultado insatisfatório no ensaio de identificação de Álcool Etílico.


_______________________________________________________



Suspensão RE Nº 5.786


Todos os produtos sob vigilância sanitária.


Empresa Alexsandro Tamborelli, localizada na Rua Brilhante, 257, sobreloja, Pq Waldemar Hauer, Londrina/PR.


Não possui autorização de funcionamento e seus produtos não possuem registro junto a Anvisa.


_______________________________________________________



Suspensão RE Nº 5.787


Todos os produtos sob vigilância sanitária.


Empresa Fysiotec Equipamentos Eletrônicos LTDA, localizada na Rua Apucarana, 85, JardimAna Eliza, Cambé/PR .


Não possui autorização de funcionamento e seus produtos não possuem registro junto a Anvisa.

Anvisa



Crescem 10% em onze anos mortes por diabetes.


14/12/2010
O diabetes está matando mais no Brasil. De 1996 a 2007, as mortes causadas pela doença cresceram 10%. Com esse aumento, os óbitos passaram de 30 para 33 por grupo de 100 mil habitantes no período, como constatou o Saúde Brasil 2009, estudo anual do Ministério da Saúde.


Os números vão no caminho contrário de outras doenças crônicas não transmissíveis, que apresentam tendência de queda. O estudo do ministério apontou redução de 17% nas mortes causadas por doenças crônicas, que fez mais de 705 mil vítimas somente em 2007. A queda foi de 569 para 475 óbitos por 100 mil pessoas.

A maior redução foi identificada nos problemas respiratórios, como enfisema e asma, 33%. As mortes por doenças cardiovasculares apresentaram queda de 26%. Para o governo federal, o crescimento das mortes por diabetes tipo 2, a mais comum, está relacionado ao sobrepeso na maior parte da população. Dados de vigilância em saúde do ministério, divulgados este ano, revelaram que quase metade dos brasileiros está acima do peso. A incidência da obesidade na população subiu de 11,4%, em 2006, para 13,9%, em 2008.

A publicação Saúde Brasil identificou grande prevalência das mortes por diabetes na Região Nordeste. Em Alagoas, por exemplo, a média foi de 56 mortes por 100 mil habitantes no ano de 2007, contra proporção de 26 por 100 mil, no estado de São Paulo.


Em 2007, as doenças crônicas responderam por 67,3% das mortes, sendo 29,4% as cardiovasculares e 15,1%, os cânceres. Em quarto lugar, está o diabetes com 4,6%.

Agência Brasil
Temporão diz que vai entregar a Dilma plano contra "epidemia de obesidade"


14/12/2010

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou hoje (14) que vai entregar à presidenta eleita, Dilma Rousseff, um plano de enfrentamento do que chamou de epidemia de obesidade no Brasil. A declaração foi feita durante o lançamento da pesquisa Saúde Brasil 2009.



Temporão não informou a data da entrega, apenas ressaltou que o problema precisa ser enfrentado com seriedade e que o documento deve chegar às mãos de Dilma nos próximos dias. O ministro destacou que o país enfrenta uma transição de padrão alimentar, com alto consumo de alimentos ricos em gordura e sedentarismo, o que leva ao aumento da obesidade e do sobrepeso.

“Estamos sentados em cima de uma bomba-relógio que vai se mostrar em 20 anos”, disse. O diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde, Otaliba Libânio, informou que a pasta encomendou um plano focado em ações de prevenção e de promoção da atividade física e da alimentação saudável.


“É um plano bastante abrangente, com um conjunto de ações para conseguir impacto e redução. A responsabilidade das ações não vai se restringir ao Ministério da Saúde”, disse. A intervenção, segundo ele, será “de governo”, envolvendo diversas pastas como a do Esporte e a da Educação.


Agência Brasil